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Hospital de Olhos Francisco Vilar conquista selo de Acreditação nível de Excelência da ONA
Vitória para o setor da saúde do Piauí

O Hospital de Olhos Francisco Vilar, um dos associados do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (Sindhospi) , é o primeiro hospital do estado a receber da Organização Nacional de Acreditação (ONA) o selo de Acreditação nível de Excelência.

De acordo com o presidente do Sindhospi, Jefferson Campelo, a conquista é motivo de orgulho para o Sindicato. "O reconhecimento que o Hospital de Olhos Francisco Vilar teve reflete a qualidade dos serviços de saúde prestados no estado do Piauí, que segue sendo referência no setor da saúde", explica. O selo garante um sistema de gestão de qualidade eficiente e aumenta a segurança da assistência ao paciente com serviços humanizados, seguros e com inovação.

A ONA é responsável por certificar a qualidade dos serviços de saúde no Brasil com foco na segurança do paciente. Para qualificar o HOFV, foi realizado pela Instituição Acreditadora Credenciada – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde – avaliações no hospital,  como explica a diretora administrativa, Raquel Vilar.

"Desde o ano de 2012 começamos a investir no processo de Acreditação. Foi um trabalho muito intenso por parte da nossa equipe e de muito investimento em infraestrutura, tecnologia e equipamentos que nos propiciaram atingir o nível II em 2015. Foram mais cinco anos para atingirmos o nível III. Nesse período preparamos nossos colaboradores para um olhar mais crítico e com poder de análise dos nossos indicadores", revela.

A gestora destaca ainda o esforço coletivo para que o Hospital Francisco Vilar conquistasse mais essa vitória. "Hoje temos uma gestão profissional, onde cada um sabe o seu papel na organização e como trabalhar em equipe respeitando os acordos entre setores. Um trabalho ininterrupto e abnegado de toda a equipe em busca desse certificado que insere o nosso hospital em um seleto grupo de instituições de saúde que promovem a segurança do paciente cumprindo todas as exigências do Manual de Acreditação Hospitalar da ONA", ressalta.

A conquista reflete o compromisso do HOFV com a qualidade no serviço prestado e também a preocupação com o bem-estar dos colaboradores e da sociedade em geral. "Especialmente em um cenário de pandemia, entendemos que o compromisso com a segurança dos pacientes é peça chave para manter a credibilidade das instituições de saúde. O selo de Excelência vem, sem dúvidas, reafirmar este nosso compromisso", comemora Raquel Vilar.

Avaliação

A partir de critérios definidos pela ONA, o IBES avaliou o hospital destacando alguns pontos fortes como restruturação da área física de consultas e exames, comitê de gestão de competência, controle vacinal dos colaboradores, estratégia para processo de aprendizagem, investimento na qualificação dos colaboradores, iniciativas para trabalhar a experiência do paciente, organização do serviço de higienização e outros. Ao fim do processo foi conferido ao HOFV o selo de Acreditação nível de Excelência.

Exigências da ONA

A certificação ocorre em três níveis. O nível I, Acreditado, é direcionado para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

O Acreditado Pleno, nível II, é voltado para empresas que atendem aos critérios de segurança, apresenta gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Já o Acreditado com Excelência, nível III, atende aos níveis I e II, além de uma estrutura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

Para conquistar o nível de Excelência, o HOFV adotou uma série de medidas determinadas pela ONA. É o que explica a gestora de qualidade, Tássia Dinis. "Adotamos inúmeras alterações na nossa estrutura física e nos nossos processos de forma a implantar uma cultura focada na segurança e qualidade para nossos pacientes e colaboradores. Fortalecemos nossa cultura e nossos processos administrativos e de assistência e investimos bastante em capacitação e treinamento de nosso corpo clínico e de colaboradores", destaca.

Fonte: Hospital de Olhos Francisco Vilar

 

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